sábado, 4 de outubro de 2008

Permis de conduire

Hoje é um dia muito especial pra mim, pois cumpri mais uma etapa do processo de adaptação aqui no Canadá. Após passar pelo exame teórico há um mês e meio atrás, agora passei no exame de direção e consegui minha carta de habilitação.

Quando chegamos aqui, nossa carta do Brasil tinha validade por 90 dias. Então nesse período deu até pra viajar. Mas agora!! Tem de ter a daqui.

Bom. Um dia anterior ao exame, alguns colegas de escola fizeram um certo terrorismo quando ao lugar onde iria fazer o exame (SAAQ Henri-Bourassa). Dizendo que lá era muito difícil de conseguir passar na primeira vez e blá blá... Isso me deixou ainda mais nervoso para a ocasião. Ainda peguei um senhor ranzinza como examinador! Ai ai.. Bom, pelo menos deu tudo certo. Passei de primeira!! :D

Mas os mesmos colegas também deram ótimos conselhos. Como por exemplo o tal do blind spot, angle mort ou ponto cego. A gente não pode fazer nada sem verificar o bendito. Só que de tanto verificar durante a prova, depois até no banheiro eu estava olhando o ponto cego.

Aqui não se pode comprar carro se não tiver a permis de conduire. Embora não tenha planos de comprar um tão cedo, pelo menos é bom já ter a danada pra quando resolver. Até porque não é tão fácil marcar o exame. Tem fila e é difícil achar data recente disponível. Como disseram algumas pessoas: é mais difícil tirar a carta do que comprar um carro. E alugar um aqui é barato, então se quisermos fazer alguma viagem... Um problema a menos pra me preocupar. Isso tudo faz com que eu valorize ainda mais a conquista. :)



Mudando de assunto. Logo devo postar algo sobre o outono com bastante fotos. Pois a paisagem está linda com as árvores mudando de cor e as folhas caindo no chão*... Quem caiu também foi a temperatura. Hoje estava na casa dos 9 durante o dia. Mas acreditem. Estou achando agradabilíssimo. Sei que daqui há alguns dias vou estar detestando o frio, mas enquanto isso, vou aproveitando tudo o que é novo, inclusive o frio.

(*) Essa é forte: "folhas caindo no chão"!! Onde mais elas cairiam??? :P

7 comentários:

Alexandre disse...

Parabéns novamente pela carta !
Que venham as viagens !

Ale & Dani

Unknown disse...

Bom dia!
Eu e meu marido estamos aguardando o pedido de exames, mas aconteceu o mesmo que ocorreu com vocês. Preenchemos o anexo 1 com um monte de VOIR ANNEXE e eles pediram para prencher novamente. Como hoje eles estão em feriado, não pude ligar para tirar algumas dúvidas. Ainda bem que vocês postaram isso em março passado!!! rs.
Gostaria de saber se a forma correta é preencher tudo no formulário (imprimir várias vezes a mesma folha para dar continuidade) ou é possível fazer anexo em folha branca normal (devidamente identificada).
Nesse último caso, tentarei aproveitar ao máximo o espaço do formulário e completar o que não der no anexo, certo? Só que aí surgiu a seguinte dúvida: há casos em que não cabe tudo (ex. no meu endereço fica faltando o número). Coloco até onde der e completo na folha anexa ou, só em casos assim, coloco 'ver anexo', pondo no formulário o que der (como data, cidades, estado, etc)?
Será que consegui expressar minha dúvida?
Obrigada
Abraço
Nahara

Marcelão disse...

Oi Nahara, você deve começar preenchendo no próprio formulário e terminar na folha anexa. Daí no formulário eu tirei as referências como VOIR ANNEXE, e no anexo coloquei a referência ao formulário/questão.

Quanto aos dados que não cabem, espremos o máximo e o que não deu pra colocar, não colocamos. Não teve jeito. Ex. Endereço: Rua, numero, cidade. Mais nada. :)

Boa sorte pra vocês. Se puder ajudar em algo mais é só falar. ;)

Unknown disse...

Marcelo, muito obrigada!
Consegui falar hoje no consulado e eles me disseram para fazer assim como vc diz. Mas disseram que eu posso fazer no próprio formulário (imprimir varias vezes e dar continuidade). ok!. mas aí depois eu fiquei pensando: o resto do dossiê foi aprovado com anexos em folhas brancas e não em páginas do formulário. Eram poucas, é verdade. Foram quadros que comecei a preencher no formulário e só uma coisinha ou outra passei para anexo.
Se eu mandar das duas formas e avisar num bilhete, vc acha que tem bronca?
As vezes penso que é melhor arriscar por excesso. rs. Porque eles demoram tanto para dar retorno...
Valeu!
Nahara

Marcelão disse...

Oi Nahara! Minha opinião é que coisa demais, pode deixar o dossier mais confuso, mesmo com bilhetinho. :)

Faça só com os anexos, não tem erro não!! Eu fiz assim e ainda mais pq o próprio consulado sugeriu. Sei lá! Minha opinião.

Qualquer coisa, tamo ae!! :P

Unknown disse...

Valeu! Mas uma ótima noticia: ontem chegaram os pedidos dos exames. Vai entender...
Mandaremos assim mesmo o formulário novamente preenchido.
Obrigada pelas dicas
Nahara

Marilia Araujo disse...

Oi Marcelão!!! Parabéns! Hoje eu e o Le fizemos a prova teórica e passamos!! Eba!!
Deixa eu fazer uma perguntinha básica... pra fazer a prova prática vc teve que alugar carro? Vc fez alguma aula antes pra treinar?
Bjinhos,
Marilia