sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Sainte-Anne-de-Beaupré e Chute-Montmorency


Dividi o post da viagem à Ville de Québec em duas partes. Então essa é... adivinhem? A segunda parte. :)

Visitamos também a bela cidadezinha de Sainte-Anne-de-Beaupré e depois Chute-Montmorency, uma linda cascata perto da cidade de Québec.

Essa pequena cidade é famosa por seu santuário com a basílica de
Sainte-Anne-de-Beaupré, uma enoooorme igreja de 350 anos. Pena que as fotos do interior não ficaram boas. :(




Estávamos eu e o Nilson do lado de fora da igreja, em frente ao portão principal esperando as patroas. Quando o papai urso se vira e diz:
- Sorria!
- Sorria?! Por quê?! - peguntei
- Vamos aparecer em fotos do mundo inteiro!! - e solta uma gargalhada.
Quando olho para trás, tem uma muvuca em baixo das escadarias. Gente do mundo inteiro tirando fotos da igreja, e os bonitões lá parados. Ai ai!! Devemos estar rodando muitas casas por esse mundão afora.

Olhem que grachiiiinha a cidade. E o céu?! :)





Depois do passeio... o rango! O restaurante também era muito aconchegante. Assim como o B&B que ficamos, parece casa de avó. :)

Como estava dirigindo, não pude acompanhar os meninos na cervejinha. A Erika estava tomando a La Fin du Monde, uma delícia de cerveja (mas só pude experimentar depois :).



Mais uma foto da igrega. Mas aqui quero destacar também, além de nosso amiguinhos de jornada Alê e Dani, o céu! Dá pra imaginar o calor, né?! Aliás, to começando a duvidar que faz frio aqui. Desde que cheguei só sinto calor. (Aguarde Marcelão!! :).



Ah sim! Faltou meu neneizinho!! :)


Chute-Montmorency...


Haja superlativos para expressar tantas belezas reunidas em tantos passeios. Então pra não ficar massante, vou colocar a lista de alguns mais abaixo, e quando virem um (*), poderão escolher o que mais agrada. haha.

A cascata Montmorency não foge a regra. Além da queda propriamente dita, a vista lá de cima é (*). A primeira foto abaixo, mostra uma escada de madeira ao fundo. Sim! É essa mesmo que subimos. Embora tenha o bontinho pra chegar lá... A escada convida né?! Subindo a escada, caminhamos por dentro da mata (*), cercado de muito verde até chegar a bendita. Acreditem, a vista lá de cima é (*)
(*)(*)(*).

Depois da cascata, ainda tem restaurantes, quiosques, o bondinho e muitas outras coisas (*) para nos divertir e no deliciar. Realmente um barato!! Só aconselho a quem for, que pegue metade do dia pra fazer o passeio, pois fomos com o tempo contato, pois tínhamos de entregar o carro até às 19hs em Montreal para não pagar multa, então subimos rápido e descemos mais rápido ainda. :)

(*)Superlativos:
- Maravilhoso(a)
- inexplicável
- deslubrante
- exuberante
- magnífico(a)
- fantástico
etc. (chega né?)







Enfim: o topo! Não foi moleza não! Ainda mais com essa barriguinha de cerveja pra ajudar então!! (esqueçam o superlativo aqui haha:)

Não foram todos que animaram a subida, devido ao tempo curto. A guerreira Erika foi com a gente. Esse menina é pau pra toda obra! :)






Domage! Pena que acabou. Mas temos certeza que esse é só o princípio. Ou como dizem os québéquois: "A ponta do iceberg". Pois o que buscamos, está guardado. E vamo que vamo desbravando esse mundão de meu Deus. Segue um trecho do poema de Álvaro de Campos que me agrada e que reflete o que quero sentir, mas me apego só ao trecho:

"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.(...)"


2 comentários:

Anônimo disse...

aaaa enfin les photos,je comprends rien mais je me regale des photos !!a tres bientot mes amis!!!

Anônimo disse...

eita cunhadinho, haja criatividade e vontade para escrever tanto e tão bem... mas tem razão com paisagens taõ maravilhosas quem não ficaria inspirado para escrever tão bem!!!
Parabéns para vocês dois pelo blog e pelas fotos maravilhosas!!! É tudo maravilhoso (escolhi esse adjetivo, mas não no superlativo..rsrsrs)
Beijos, e Deus abeçoe vocês dois!!
Amo vocês demais!!!
Ceci.