sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

6 meses...

Olá amigos. O outono se foi, o inverno já chegou com muita neve, 2008 deu tchau e seis meses já ficaram para trás. É engraçado, pois o tempo passou rápido, mas como tamanha foi a carga de coisas novas, parece que vivemos 5 anos nesse meio ano. Muitas descobertas, novos amigos, outra língua, outra gente, tudo novo. Tudo! Como diz papai urso, 2008 foi punk. Foi um 360 que demos em nossas vidas, mas que fechou com um balanço bem positivo.

Sou muito nostálgico, então nos últimos dias tenho andado pelas ruas de Montréal, lembrando dos primeiros dias, das dificuldades, da chegada ao aeroporto e do proprietário do apartamento nos aguardando do lado de fora do prédio para nos ajudar com as malas. Da primeira vez que peguei o metro (o metro aqui tem pneus :). Das vezes em que não sabíamos que tinha a correspondance que nos permite pegar o metro sem pagar nada quando descíamos do ônibus e vice-versa. Então pagávamos duas vezes. :) Da primeira vez que vi um esquilo, as crianças brincando nos parques verdes, da primeira partida de baseball que assisti. Das vezes em que pegava o metrô para passear, sonhando com o dia em que o pegaria para ir para o trabalho. Da primeira vez que falei com o bigode, concierge do prédio e não entendia nada, e pensava: "Meu Deus, onde eu vim parar?". Teve também alguns dias que acordava preocupado, pois só estava saindo dinheiro e o futuro ainda era incerto (como ainda é). Outra coisa não tão boa, foi quando ainda estava no avião vindo para cá, me perguntava: "O que que eu estou fazendo???". Batia um forte sentimento de arrependimento, pois tinha sempre aquele medo de que não valeria a pena, e estava levando comigo minha esposa, meu tesouro, no qual sua felicidade está em minhas mãos. Hoje posso responder! Valeu MUITO a pena. Ai ai.. Muita coisa boa! Vou tentar falar um pouco mais de cada uma...

-/- Trabalho -/-

Vou começar por ele, pois é o motor propulsor do bem estar da família. Bom, contei um pouco com a sorte, já que ainda não tinha começado a enviar currículos, quando conheci o Patrick que me falou da empresa em que trabalhava e que foi fundamental para que eu conseguisse a vaga. Isso foi muito importante, pois já tinha vestido a armadura e estava suficiente armado para entrar no campo de batalha e procurar o meu espaço, e o emprego veio até mim.

O francês, não é mais um obstáculo, embora ainda me faça falta em alguns momentos de discussões calorosas. Sinto que vou muito bem no trabalho, me viro bem com as atividades que são a mim direcionadas, porém só o patrão mesmo que vai dizer, já que os três primeiros meses ainda são experiência.

A turma é muito bem humorada, fazem bastante piadas, contam coisas do Québec, e me ensinam bastente coisas sobre o modo de vida do québéquois. Temos um servidor de mp3 e uma tradição bem saborosa. Toda sexta feira, é considerada o dia da cerveja no bureau. Cada semana, um membro da equipe tem de escolher uma cerveja diferente para que toda equipe possa degustar e conhecer. Então toda semana às 15h30, um áudio scheduled, toca a célebre frase de Homer: "No TV and no beer make Homer something something...". Paramos tudo! É hora de pegar as cervas e saborear a chegada do fim de semana.

-/- Amigos -/-

Foram importantes peças nessa nossa caminhada, e que nos dá bastante forças em todos os momentos e que alguns podemos falar que são nossa família aqui no Canadá, e juntos nos divertimos muito, jogamos video-game, festamos, patinamos, enfim, fazemos muita bagunça. Algumas fotitas:




E por falar em festas, foi o que não faltou nessa segunda metade do ano. Teve o niver da Cenília e da Dani no Caipiríssima, depois o do Alê:




Nós dois:



Natal: como não podia fartá teve fartura, muita fartura. Com direito a um delicioso Peru, panetone, vinho, cerveja, troca de presentes e óoootimas companhias:





Antes teve o jantar de natal da empresa que trabalho:



Pra finalizar as festas, teve o ano novo. Mais uma vez com uma galera pra lá de animada reunida mais uma vez na casa dos Coelhos:




-/- Gente esquisita -/-

Como em todo lugar, aqui não podia faltar. Uma voltinha no centre-ville, já dá pra notar. Tem cada tipo! E não falo do modo de vestir não, pois esse é um ponto pra lá de positivo aqui no Canadá. Cada um veste o que quer, como quer e quando quer. As pessoas não estão preocupadas com o que o outro vai pensar. Ganha de São Paulo em criatividade na indumentária. Aqui é muito comum ver o pessoal nos ônibus usando um fone de ouvido igual aquele que o Galvão usa! Sem exagero! Fora o pessoal que anda com máscaras nas ruas...

Outro dia fui lavar as roupas na área de serviço, e a máquina só aceita duas moedas de 1 dolar. Como só tinha uma moeda de 2, resolvi procurar o bigode pra poder trocar pra mim. Ele morar no mesmo condomínio, porém no prédio ao lado. Preparei meu francês (porque falar com o bigode é sempre um desafio) e fui! Após tocar a campanhia e esperar um tempo, tive aquela sensação de estar sendo vigiado. Olhei para trás, percebi que em uma outra porta, em um outro apartamento, tinha só uma pontinha de uma cabeça me espiando. Eu hein?! Fui chegando perto, era uma senhora, aparentemente africana, que estava lá. Ela estava enclinada e se levantou ao ver ver que eu aproximava dela. Então peguntei se ela poderia trocar pra mim. Não terminei de falar e BAAAAAUU!! A porta na minha cara! Ok! Tentei a campanhia de novo. Desisti, e quando estava indo embora, a cabecinha ainda estava lá... Que mundo é esse?!

-/- Inverno -/-

Ahhh meus amigos!! Esse é o cróis! Esse semana passamos pela segunda tempestade de neve, com precipitação de mais de 20 cm. É muita neve!! As máquinas na rua não param e a turma aqui reclama muito, pois tem que ficar tirando neve dos carros. A temperatura, já atingiu a sensação térmica de -30 graus. Gela a alma! Mas tamo ae!



Apesar disso, não sei se é porque ainda não tenho carro, não tá me incomodando. Acho linda e adoro quando neva! Principalmente quando estou na rua. Ainda estou na fase do encantamento, então fica fácil de enfrentar. E ainda sempre encontro pontos positivos. Sempre digo que pra esconder do frio, só ir somando roupas, já pra fugir do calor, nem ficando pelado resolve. :) Outra coisa legal é que a gente vai criando expectativa para a primavera, e enquanto ela não chega, vamos aproveitando o que o inverno tem de bom...
Compramos nossos patins:



E jJá que não pode vencê-los...







Pra terminar, gostaria apenas de deixar um videozinho do dia em que fui na Rua Fleury, pouco antes do Natal e estava nevando. Fiquei emocionado com a neve caindo, música natalina nas esquinas e as pessoas brincando por todo o lado...



Desejo a todos um ano novo repleto de realizações. E que venha 2009:





"Quem teme o novo, teme a vida!"

4 comentários:

Anônimo disse...

Salut mes amis!!
Parabéns por TODAS as conquistas, nao apenas as mencionadas neste lindo post! Saber o quanto vcs estao felizes nos faz muito felizes também, vcs sabem que sao muito queridos por nós!
Grande abraço e feliz 2009
Les amis Lapins

Anônimo disse...

Post inspirador! Obrigado mesmo! Espero poder persuadir no bom sentido da coisa, minha família a não desistir de ir!

que Deus abençoe mais uma vez esse novo ano pra vcs!

abraços

Leslie Carlos Lima

Cinemusique disse...

olá!
Vimos as fotos e especialmente o vídeo e ficamos emocionados! em breve estaremos aí, acabamos de dar entrada na etapa federal! o silêncio da neve e a música do bairro são encantadores! que bairro é?
aliás, em que bairro vcs moram? estamos justamente pesquisando sobre bairros para decidir onde morar!
escreva se puder!
obrigada!
abraço,
Gabriela

Marcelão disse...

Obrigado meus queridos coelhos! Nem preciso dizer que a recíproca é verdadeira! ;)

Leslie, voce consegue!! :)

Gabriela, mesmo assim o vídeo não consegue reproduzir nem de longe, a beleza dos flocos de neve caindo suaves sobre a rua. Tinha mãe puxando o filho nos trenós, palhaços na rua, pessoas fazendo compra, enfim, muito agradável o dia.
Moro em Ahuntsic perto do cruzamento Papineau / Henri-Bourassa. Fica a 5 minutos do metro se pegamos o onibus. É longe do centre-ville, mas gosto muito daqui.
Boa sorte!