sábado, 21 de junho de 2008

Primeiras impressões




É cedo ainda pra dizer muitas coisas. Mas já gostaria de compartilhar nossas primeiras impressões:

- A cidade é lindíssima.
- O que o inverno esconde, a natureza mostra em dobro no verão. Como os parques da cidades são bonitos, verdes e bem cuidados. Com pessoas felizes e esquilos por toda parte (são umas gracinhas).
- Muito bem sinalizada.
- É impressionante a estrutura que a cidade tem para os idosos e deficientes: Toda esquina tem "rampas" para cadeirantes. E uma prática comum entre os idosos daqui, é o uso de carrinhos motorizados para irem fazer compras ou passear. Hoje fiquei espantado! Um senhor com dificuldades de locomoção, usando um apoio para caminhar se aproximou do ponto onde o ônibus acabara de parar, o motorista vendo o Sr se aproximar, usou um sistema que permite com que o ônibus se incline de forma a facilitar a entrada do idoso, ou cadeirante no ônibus!! Incrível!! Primeiro mundo!! Até assustei na hora. :)
- Embora sejam necessárias, ainda não me acostumei com as câmeras de vigilancia nos banheiros públicos (já pensou fazendo o número 2???).
- Nas escadas rolantes dos metrôs, quem não está com pressa tem de se posicionar a esquerda para deixar os mais apressados passar a direita.
- Não sei como, mas me disseram que pedestres tomam multas, quando por exemplo, atravessam fora da faixa. Essa semana no metrô, vimos uma mulher pulando a catraca, e do nada apareceram dois policiais que a abordaram e puxaram um bloco para notificá-la.
- Alguns supermercados têm máquinas de coleta de latas e garrafas onde recebemos $ para depositá-las.
- São muitos os imigrantes aqui. Gente de toda a parte: Japão, China, Korea, Paquistão, Itália, Croácia, Turquia, Tunísia, Haiti, Árabia, Índia, e principalmente países latinos como o Brasil. Só semana passada conheci dois Romenos.
- O sotaque daqui é bem diferente do Francês da França que aprendemos no Brasil.
- As pessoas são muito bacanas e atenciosas, sempre peço por informações e sempre percebo boa vontade das pessoas em nos ajudar. Já ouvi opiniões contrárias sobre isso e que o humor das pessoas muda com a estação, mas essa tem sido a nossa realidade (pelo menos no verão).
- Como tá quente aqui. Mal dá pra dormir a noite. O sol está se pondo depois das 21hs, e vai piorar em julho que é o alge do verão.
- Tem pedintes na cidade, mas as pessoas desaprovam quem dá dinheiro a eles, pois já recebem ajuda do governo para não ficarem nas ruas.
- Impressionante a faciliade com que as pessoas trocam de idioma no meio da conversa. Um dia desses estava observando uma menina no fast-food que falava com duas pessoas, com uma em inglês, ao mesmo tempo que virava pro lado e soltava um francês. :)
- A maioria das lojas têm duas portas pra entrar, com uma pequana área pra que as pessoas possam tirar a neve e pra evitar que a neve invada o estabelecimento. Falo isso, mas ainda não consigo acreditar que a cidade fica coberta de neve metade do ano, devido ao calor que tá aqui. :) Sempre que digo isso, as pessoas dizem: "Aguarde!!!".
- É bem difícil achar carros velhos aqui, os que existem, têm os paralamas enferrujados por causa do sal que jogam nas ruas pra derreter a neve. Outra coisa que deve ajudar a manter a frota nova, é o preço dos carros, que é bem barato aqui se comparado ao Brasil.
- Comida tem do mundo inteiro, mas em casa fazemos nossa comida bem brasileira mesmo. Só não tive o prazer ainda de comer um churrasco (será que é de salsicha??).
- Por onde vamos, vemos pessos jogando baseball.
- As casas aqui parecem ser feitas de papelão (na tem muita madeira na estrutura). Aconselham-nos a andar de pantufas pra não incomodar o morador debaixo. Por causa disso, eles têm uma neurose pra fogo aqui. Nossos vizinhos nos disseram que se não ligar o exaustor na hora de cozinhar, em pouco tempo o alarme dispara e se não fizer parar o alarme, os bombeiros batem na porta em pouco tempo. hahaha... Não queremos pagar pra ver, né?!

Bom, se lembrar de mais coisas vou colocando aqui. Amanhã tem uma disputa de fogos de artifícios lá na vieux Montréal. Então combinamos com uns amigos e colegas de blog para assistirmos todos juntos, e de quebra tomarmos uma gelosa depois. Espero que dê certo!

Abraços

4 comentários:

Li e Karllus disse...

Muito Bacana o relato de vocês...

Boa Sorte!

Anônimo disse...

Marcelo e Cenilia,
Deu certo e foi muitolegal ter conhecido voces pessoalmente, vcs. sao muito legais!
Abracos
Erika (ainda penando nesse teclado)
www.leslapins.wordpres.com

Anônimo disse...

PS: esqueci de dizer: conhecemos um estabelecimento la da Saint Laurent, soh faltam todos os outros!!! rsrs
Erika

Juba e Dea disse...

Marcelo e Cenília

Que legal que vocês ja estão aí! Dá vontade de ir o mais rápido possível, ainda mais com tantas pessoas amigas, da família ou conecidas que já foram! Nossa!! E uma outra leva de brasileiros está chegando!! :):):):) Tudo de muito bom para os dois!!

Acompanharemos o blog de vocês!!

um abração
andrea e juarez