quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Visto americano!!! We've got it!!!


Oi pessoal, estou um pouco sumido né?! É que quero manter o foco do blog com informações sobre o Canada para ajudar futuros emigrantes.

Para os meus amigos que não vejo a muito tempo, só quero dizer que estamos bem, apesar de eu ter sofrido uma lesão no cruzado anterior jogando tenis (oh esportinho perigoso esse :), e que vou enfrentar uma cirurgia no joelho no fim do mês, assim que voltarmos de Buenos Aires (final de fevereiro :).

Ops, olha eu já fugindo do assunto!!! Vamos ao que interessa. Esse tópico é pra aconselhar, ou ratificar para os candidatos ao visto americano, que embora há uma facilidade para os futuros imigrantes canadenses em obter a permissão do Tio Sam, é bom irem preparados para a danada da entrevista, no que diz respeito à documentação, pois nem todos entrevistadores são tão amigáveis como temos visto.


No consuldado americando em São Paulo, caí numa mulher muito parecida com a Whoopi Goldberg (hehe). Minha mãe tinha avisado que ela era o carrasco do dia que ela tirou o dela (1 mês atrás). Quando cheguei da lanchonete, vi que ela tinha reprovado uma família inteira. Nos entrevistou com um mau humor característico, e perguntou até a marca da cueca*. :-) Imaginem, ela perguntou se já tínhamos passado pela entrevista (Quebec), ou seja, já conhece um pouco do processo de imigração. Em seguida pediu para ver a documentação. Então mostrei CSQ, a carta que recebemos na entrevista, a carta do processo Federal e até o cartão postal do guia "Apprendre le Quebec" hehehe... Ela olhou cada coisinha!!! Começou a "ler" a carta em Frances (Federal) daí avisei que do outro lado tinha em Ingles.

* Entende-se: Minha declaração de imposto de Renda, contra-queques da Cenília, inclusive documentação do Canada.

É isso. Abraços e que venha o carnaval!!! Ubachuva!!! Aí vamos nós!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Parabéns pelo blog!!!!! Meu nome é Sylvia e também sou de Goiânia. Estou na fase das pesquisas sobre o Canadá e ainda amadurecendo a idéia de imigração. Eu e meu esposo vamos pra lá em Outubro para uma viagem de reconhecimento!!!!Hehehehe...
Por que vcs escolheram Montreal??? Eu estou pensando em Toronto ou Vancouver, mas como ainda não conheço nenhuma das duas???!!!!
Mande um e-mail, para podermos nos comunicar e trocar informações.
Abraços,
Sylvia
sjansen@pop.com.br

Anônimo disse...

Olá, li sua postagem sobre o visto americano, como eu jah passei por isso e tenho gardado comigo outros relatos, acredito que no seu caso ela solicitou documentos, pois, vcs nao tem o visto ainda, nao terminaram o processo ainda, passaram pela entrevista, mas ainda nao tem o aval do federal, apenas a abertura do processo. no meu caso e no dos demais, o consul apenas olhou o visto no passaporte, nao fez nenhuma pergunta, nem pediu documentação, e no meu caso ainda ofereceu o visto de negocios, que aceitei na hora e paguei mas uma taxa. So que tinha o visto de imigrante na pag 8 do meu passporte....isso deve ser levado em consideraçao tb.
Abraçao
JO

Marcelão disse...

Oi Jo! Você está certa, porém teve pessoas que foram ainda sem o visto, e não exigiram nada só pelo fato de terem dito que estavam no processo de imigração. Vai muito da pessoa e do humor na ocasião.

Boa sorte!