segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Outono...


O verão foi embora. O friozinho vem. É hora de tirar os casacos do armário. Apreciado por alguns, e nem tanto por outros, o outono é a estação que divide opiniões. De um lado, é estação das cores, ideal para apreciar um bom cappuccino ou chocolate quente. Por outro, é considerado uma estação morta. Muitas pessoas ficam deprimidas com sua chegada, já que significa o adeus ao verão. Depois que as folhas caem e a neve ainda não chegou, a natureza parece morta, além de ter um clima mais cinzento. Não sei como dizer isso, pois é um tanto quanto estranho, mas muitas pessoas morrem em casa nesse período. Tipo, idosos com a saúde debilitada, mantêm suas forças para aproveitar o último verão, e se entregam com a vinda do outono. (Embora pra mim faça sentido, juro que não inventei isso :).

Lógico que o primeiro lado é o que me encanta. Aliás, não é tão óbvio assim, pois tenho uma amiga aqui que gosto muito, que a parte do jornal que ela mais gosta é o obituário, e adora cemitérios.

Bom voltando para o aspecto bom da coisa. O outono é lindo. As folhas mudando de cor, são impressionantes. A paisagem, os parques, tudo toma um clima cinematográfico. Até o friozinho é agradável. O vestuário das pessoas mudam. É muito gostoso sair para passear no centre-ville, vestir um cachecol, rodar a rua sainte-catherine, comprar acessórios de invernos. Soltar fumacinha pela boca...

Nada melhor para tirar um melhor proveito, do que o campo. Então fomos para o Parc Mont-Saint-Bruno para uma colheita de maçãs. Agora já estamos no final da estação, então a paisagem já mudou muito. Pois as primeiras neves já viaeram. Segue algumas fotitas dessa beleza:





As árvores se preparam para "dormir" durante o inverno. Então elas fecham seus poros, e vão diminuindo a fotossíntese e com isso suas folhas vão perdendo a pigmentação, até não restar mais nenhuma folhinha.





Mais fotitas lindas!! Dessa vez no lac-aux-Castors no Mont-Royal. Veja que tem um grupo que faz apresentações ao ar livre.






Então! O outono é ou não é uma maravilha?! Como não é só paisagem. Tem também os passeios, os bares, os cafés...

Adivinhem?!



O delicioso Caipiríssima!! Esse é um café-bar brasileiro aqui em Montréal, onde encontramos produtos brasileiros como: pastel, coxinha, etc.! Foi também palco de muitos grandes momentos. Entre eles, o níver da Cenília e da Dani. Esse é assunto para os próximos capítulos. :) (Dani, desculpe-me essa foto :).




Centre-ville:



Vejam que abaixo é uma espécie de totó ou pebolim, porém ao invés de futebol, é Hockey.




Vejam a lua que bela... Uma foto no Três Amigos, restaurante mexicano.



Colocaram um telão na rua, por causa do Canadiens, time de Hockey de Montréal. Aqui é uma febre. Abaixo umas mini arenas para apresentação... Esse moleque joga, hein?! Tabarnouche...



Quero deixar meus dois cents sobre o frio. Segundo as pessoas, as temperaturas extremas, na casa dos -20, -30 graus, ocorrem durante alguns dias dos meses de janeiro e fevereiro, que são insuportáveis, além de algumas tempestades de neve. De resto, até agora, tem feito frio. Porém vestindo-se adequadamente, não incomoda tanto. Tá certo que para esses meses citados, vamos ter que reforçar as vestimentas. Mas por enquanto, basicamente temos que vestir uma ciroula (uma espécie de calça térmica que vai por baixo da calça convencional), uma blusa, um bom casaco de inverno impermeável, luvas, gorro e cachecol. O que é chato é o tira-e-pôe roupa. :)

Já pegamos temperatura de -8 graus com sensação témica de -15, passeando pela rua Saint-Laurent, após ter jantando num delicioso restaurante português, debaixo de uma fina neve... uma delícia de noite!! É claro que tem que levar em consideração que tudo é novidade pra gente. Então não escrevo nada em pedra. Pode ser que no ano que vem já não tenha a mesma opinião. Mas não vou esperar pra comentar. Quero saborear e compartilhar cada descoberta. ;)

Segue algumas poucas fotos da neve. Nevou mais durante a semana quando não estava com a máquina. Então não deu pra tirar boas fotos. Mas nem me preocupei não, pois neve é o que não vai faltar. ;)




As fotos abaixo parecem ser meio bregas, mas eu acho que dá um impacto legal pra quem não conhece a neve ainda! (coisas de Marcelo... :)



Pra terminar, quero só deixar um enorme beijo para a minha família querida que deixei no Brasil e que tenho muitas saudades, sobretudo de minha pequena sobrinha que vai fazer 1 aninho agora dia 9. Saiba que amo todos vocês. Para minha doce Maria flor, segue uma foto do titio que te ama muito...