domingo, 13 de julho de 2008

Passeios...


Bom, o post anterior foi um resumão, então agora vou abordar alguns detalhes da jornada, pois uma parte deslumbrante, são os passeios, as descobertas. Esses são de encher os olhos.

Na segunda semana, que tiramos pra conhecer, fizemos vários passeios interessantes, sendo que o primeiro deles foi a Vieux Montréal que como o nome sugere, é a parte antiga da cidade. O centro histórico com prédios datando os séculos XVIII e XIX.














Fomos ao Biodome,
ao lado do parque olímpico, é um museu vivo onde reproduziram algumas florestas, entre elas a amazônica. Esse complexo foi construído para os jogos olímpicos de 1976 em Montréal. Fico pensando que hoje é um espetáculo, imaginem naquela época!!



Os pinguins são muito fofos!









No fim de semana fomos ao parque Jean Drapeau. Eu, Cenília, Thiagão, boto e Paulinha. Simplismente lindo o parque. Com muito verde, é onde fica a Biosphère de Montréal, um museu sobre o meio ambiente. Nesse dia estávamos na semana do rock de Montréal, então tinha bandas tocando o dia inteiro que se encerraria com o show do Iron Maden iniciando às 22hs. Legal né?! Mas não fomos nos shows. :(




Fomos no circuito Guilles Villeneuve onde havia ocorrido o Grande Prêmio de Formula 1 do Canadá duas semanas atrás. O ônibus anda na mesma pista que o Massa estava correndo havia poucos dias. :)




Essas são algumas das figuras que têm nos acompanhado durante esse primeiro mês. O Boto (bermuda vermelha) e a Paulinha são nossos vizinhos. Como já dissemos antes, eles que escolheram nosso aparatamento enquanto ainda estávamos no Brasil. Detalhe que quando morava em Campinas, estava olhando apartamento pra alugar e o Boto me aconselhou o condomínio que moravam. Olhei, gostei e fiquei. Então nos tornamos vizinhos! Agora viemos para o Canadá, e de novo, vizinhos! Então brincamos sempre que seremos eternos vizinhos! A gente ficou realmente muito grato a eles! Obrigado amigos!

Bom, voltando aos passeios, no sábado fomos à queima de fogos na ponte Jaques Cartier, com o Nilson, Erika, Thiagão, Mauro e Michela. Depois emendamos um bar.







Em um dia da semana fui a um jogo de baseball pra ver como é. Conheci um simpático velhinho que me ensinou muita coisa sobre baseball. Nunca tive interesse pelo esporte, mas depois que a gente entende como funciona, fica gostoso de assistir. Até fui outra vez em um jogo da LBEQ, liga de juniors do Québec, assistir a um jogo oficial entre Montreal x Longueuil. Levamos uma sova de 8 a 3. Não dei sorte ao time, quem sabe na próxima vez.

Outro fim de semana fomos a uma praia que fica no lago Saint Laurent, na Ilha de Notre Dame ao lado do Cassino. Sim!!! O Canadá também tem praia, essa parece de brinquedo, mas já soubemos de praia de verdade verdadeira!! :) Foi ótimo o passeio. Fomos com o pessoal da francisacão do Boto e da Paulinha. A turma também é bem diversificada. Colômbia, Panamá, Hungria e até um rapaz de Québec apareceu para se juntar ao grupo. São todos muito legais!







Depois do passeio, uma cervejinha pra relaxar na casa do Botox e da Paulera.







Sexta passada fomos ao Mont Royal. É linda a vista da cidade lá de cima.



E olha quem apareceu pra falar um oi!! Que bichinho simpático.








A noite, mais uma vez, uma reuniãozinha com os amigos





No sábado fomo ao Vieux Port. Enquanto o Jarbas pegava um lanche, tirávamos foto da caranga.








O chato desse passeio é ficar babando nos barcos dos ricassos. Xôo pobreza!! :)







Respondam sinceramente. Vocês acham que esse pessoal aqui nessa canoa está preocupado com a fatura do fogão das Casas Bahia que vence no fim do mês??? Para tudo né?!


















Depois fomos ao Palais des congrès de Montreal. Vejam que é bem colorido.


Bom, por enquanto é isso! Quero ver se atualizo com mais frequência pra não acumular tanta coisa.

1 mês se foi...


Hi there!! Quinta-feira passada completamos um mês de Canadá. O tempo passa né?! Não posso dizer que parece que foi ontem, pois foram tantas coisas novas, que parece que faz 6 meses que estamos aqui. Observo que aos poucos vamos nos acostumando com tudo e as vezes, quando estou no ônibus, acabo me esquecendo que moro em outro país com tantas diferenças se comparado com o Brasil.

Nesse um mês, nosso tempo ficou dividido naturalmente da seguinte forma: primeira semana corremos atrás da documentação; segunda semana passeamos bastante; terceira procuramos móveis para nosso apê e finalmente a quarta foi para estudar francês.

Realmente é difícil de descrever tantas descobertas, então gostaria de destacar duas coisas importantes que estão acontecendo conosco:
A primeira, são as amizades que temos feito aqui. Isso nos ajuda muito a segurar a saudade da família e amigos que ficaram no Brasil. Pessoas super bacanas como o Thiago, Nilson, Erika , Vanessa, Muryllo e nossos antigos amigos Boto e Paula. Não sei direito, mas as vezes por estarmos na mesma condição, parece que o vínculo se torna mais forte, então sentimos uma necessidade de ajudar, uns aos outros. Acho bem legal isso! Por exemplo, no dia 3 fomos ajudar a Erika e o Nilson a se mudarem. Foi muito cansativo, pois levamos o dia e a noite inteira para carregar os móveis, mas no fim valeu muito a pena! O apê deles tá um brinco! Já o Muryllo e Vanessa estão pintando o apê que alugaram, então Muryllo me deu umas dicas sobre a arte de pintar e demos uma forcinha pra eles um dia.

A segunda coisa que tem sido bem bacana é o curso de francês do governo que estamos fazendo. Esse ainda não é o curso remunerado (que contamos com uma ajuda e custo do governo), mas é um curso de verão de sete semanas, de tempo parcial e gratuito. Tanto eu como a Cenília estamos adorando. Os professores são muito bons e fato de não ter nenhum brazuca no curso, nos força a praticar mais e mais a língua.
Outro detalhe importante do curso, é a diversidade cultural pois tem gente de várias partes do mundo. Só na minha aula tem três pessoas do Haiti, uma do Vietnã, duas da Romênina, um da Espanha, uma da Arábia Saudita, um da India e outros que ainda não descobri a origem. Gente, isso não tem preço. É muito recompensador o fato de poder aprender um pouco de cada cultura. É como viajar o mundo sem sair do lugar. A gente começa a descobrir as semelhanças e diferenças entre cada pessoa e por fim acabamos nos certificando de que na essência, são todos seres humanos como nós (parece estranha essa afirmação, mas não é não :). Costumo dizer que cada pessoa é um universo, se considerar toda a sua vivência e sua experiência de vida. Então sempre quando temos algum contato com alguma pessoa, um pedaço do seu universo passa a popular o nosso e vice-versa.

São também muito engraçados os sotaques das pessoas de diferentes países. Alguns têm mais dificuldade, outros mais facilidade. Mas não tem jeito, sempre fica devendo algo. Uma professora de português de muito tempo atrás, costumava dizer que as pessoas de países de língua portuguesa, têm facilidade pra aprender outros idiomas com pouco sotaque, pois nossa língua é muito bem articulada e trabalha bem os músculos envolvidos na fala. Então talvez sejamos um pouco privilegiados. Mas o que posso dizer é que ainda não sei quando os latinos estão falando espanhol ou francês. É um desafio pra mim. Assim como entender o que o Conciergie do prédio que moramos fala. Ele é um senhor que parece o doutor Emmett Brown (De volta para o futuro) com o bigode do Einstein. Dá pra imaginar?! Pra mim, ele fala qualquer coisa menos francês. Sempre me dá muito preguiça quando preciso tratar algo com ele, fico fugindo até encontrar o proprietário, pois com esse consigo me comunicar. :)

Sexta-feira fomos fazer o teste de nível para a francisação também do governo, só que de tempo integral, que deverá começar em agosto. Essa podemos contar com a ajudar do governo. :) Alguns devem ficar em dúvida sobre o porquê de estudar francês e não começar a trabalhar já. É o seguinte:
como já disse antes, quando chegamos aqui sentimos uma certa dificuldade em entender o que algumas pessoas falam, pois além de ser um francês carregado, ainda tem muita gente que fala errado segundo minha professora. Pois é natural que quando a pessoa chega e já começa a trabalhar, aprenda o francês nas coxas, meia-boca. Talvez por usar muito mais o inglês. Enfim, já que trazemos sempre uma reserva, e podemos contar com a ajuda do governo, por que não investir na língua, que afinal, vai ser nosso patrimônio também?! Outra coisa é o trabalho. Como posso ser um funcionário completo se falo o francês e o inglês pela metade?! Sei que dá pra se virar, pois muitos o faz. Mas... já entenderam, né?! Chega!!! :)

Então decidi que quando estiver me sentindo confortável com a língua, vou procurar emprego. Não sei quanto tempo pode levar. Mas o limite que estabeleci é de quatro meses. Mas quem sabe no fim do curso de verão eu já esteja bem pra empreitada?! Notei que nesse um mês já melhorei muito minha capacidade de entender, agora com o curso, talvez turbine um pouco. Bom, meu termômetro será o Conciergie do prédio. Vou ter que parar de fugir!!! :)