sábado, 21 de junho de 2008

Primeiras impressões




É cedo ainda pra dizer muitas coisas. Mas já gostaria de compartilhar nossas primeiras impressões:

- A cidade é lindíssima.
- O que o inverno esconde, a natureza mostra em dobro no verão. Como os parques da cidades são bonitos, verdes e bem cuidados. Com pessoas felizes e esquilos por toda parte (são umas gracinhas).
- Muito bem sinalizada.
- É impressionante a estrutura que a cidade tem para os idosos e deficientes: Toda esquina tem "rampas" para cadeirantes. E uma prática comum entre os idosos daqui, é o uso de carrinhos motorizados para irem fazer compras ou passear. Hoje fiquei espantado! Um senhor com dificuldades de locomoção, usando um apoio para caminhar se aproximou do ponto onde o ônibus acabara de parar, o motorista vendo o Sr se aproximar, usou um sistema que permite com que o ônibus se incline de forma a facilitar a entrada do idoso, ou cadeirante no ônibus!! Incrível!! Primeiro mundo!! Até assustei na hora. :)
- Embora sejam necessárias, ainda não me acostumei com as câmeras de vigilancia nos banheiros públicos (já pensou fazendo o número 2???).
- Nas escadas rolantes dos metrôs, quem não está com pressa tem de se posicionar a esquerda para deixar os mais apressados passar a direita.
- Não sei como, mas me disseram que pedestres tomam multas, quando por exemplo, atravessam fora da faixa. Essa semana no metrô, vimos uma mulher pulando a catraca, e do nada apareceram dois policiais que a abordaram e puxaram um bloco para notificá-la.
- Alguns supermercados têm máquinas de coleta de latas e garrafas onde recebemos $ para depositá-las.
- São muitos os imigrantes aqui. Gente de toda a parte: Japão, China, Korea, Paquistão, Itália, Croácia, Turquia, Tunísia, Haiti, Árabia, Índia, e principalmente países latinos como o Brasil. Só semana passada conheci dois Romenos.
- O sotaque daqui é bem diferente do Francês da França que aprendemos no Brasil.
- As pessoas são muito bacanas e atenciosas, sempre peço por informações e sempre percebo boa vontade das pessoas em nos ajudar. Já ouvi opiniões contrárias sobre isso e que o humor das pessoas muda com a estação, mas essa tem sido a nossa realidade (pelo menos no verão).
- Como tá quente aqui. Mal dá pra dormir a noite. O sol está se pondo depois das 21hs, e vai piorar em julho que é o alge do verão.
- Tem pedintes na cidade, mas as pessoas desaprovam quem dá dinheiro a eles, pois já recebem ajuda do governo para não ficarem nas ruas.
- Impressionante a faciliade com que as pessoas trocam de idioma no meio da conversa. Um dia desses estava observando uma menina no fast-food que falava com duas pessoas, com uma em inglês, ao mesmo tempo que virava pro lado e soltava um francês. :)
- A maioria das lojas têm duas portas pra entrar, com uma pequana área pra que as pessoas possam tirar a neve e pra evitar que a neve invada o estabelecimento. Falo isso, mas ainda não consigo acreditar que a cidade fica coberta de neve metade do ano, devido ao calor que tá aqui. :) Sempre que digo isso, as pessoas dizem: "Aguarde!!!".
- É bem difícil achar carros velhos aqui, os que existem, têm os paralamas enferrujados por causa do sal que jogam nas ruas pra derreter a neve. Outra coisa que deve ajudar a manter a frota nova, é o preço dos carros, que é bem barato aqui se comparado ao Brasil.
- Comida tem do mundo inteiro, mas em casa fazemos nossa comida bem brasileira mesmo. Só não tive o prazer ainda de comer um churrasco (será que é de salsicha??).
- Por onde vamos, vemos pessos jogando baseball.
- As casas aqui parecem ser feitas de papelão (na tem muita madeira na estrutura). Aconselham-nos a andar de pantufas pra não incomodar o morador debaixo. Por causa disso, eles têm uma neurose pra fogo aqui. Nossos vizinhos nos disseram que se não ligar o exaustor na hora de cozinhar, em pouco tempo o alarme dispara e se não fizer parar o alarme, os bombeiros batem na porta em pouco tempo. hahaha... Não queremos pagar pra ver, né?!

Bom, se lembrar de mais coisas vou colocando aqui. Amanhã tem uma disputa de fogos de artifícios lá na vieux Montréal. Então combinamos com uns amigos e colegas de blog para assistirmos todos juntos, e de quebra tomarmos uma gelosa depois. Espero que dê certo!

Abraços

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Malas...

Amigos, faz um tempo que quero falar sobre as malas, mas é que antes da viagem, queria me certificar de que valiam a pena, e depois da viagem, acabei esquecendo. É o seguinte:

Vejo muitas pessoas gastando uma boa grana com malas, então sempre ficava meio preocupado com a quantia que deveria despendiar na compra das benditas, considerando ainda que iriamos levar 4 delas e que depois ocuparia bastante espaço em nosso apartamento. Até que minha mãezinha, quando voltou dos EUA, trouxe uma mala, parecida com as da foto acima e nos presenteou. Parece uma mochilona, mas que tem alça e rodinhas, o que facilia o seu transporte, e ainda não ocupam espaço. Mas como cabem coisas dentro, hein!!! O melhor de tudo: fomos na 25 de março e as compramos por 65 reais cada!!! É isso aí!! Quer pagar quanto???(momento casas bahia :).

Não quis dar essa dica antes, pois não sabia se elas suportariam, mas suportou!!! Elas são bem resistentes e lá na 25 podemos encontrar de todos os tamanhos, modelos e preços.

Inté

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Primeira semana...

Oi pessoal, segue uma versão feminina...

Esta primeira semana, foi mais correndo atrás de nossos documentos e organizando nossa casa, passeamos pouco...

Bom chegamos como dito no post anterior, no dia 10 de junho em Toronto, noooossa como é complicado chegar em um país onde não se saber falar a lingua (falo isso porque não sei uma palavrinha se quer em ingles) e Toronto "parla-se" somente ingles, mas graças ao Marcelo correu tudo bem. O passeio foi maravilhoso tudo muito diferente do que estamos acostumados a ver, e o transporte (público) de primeira qualidade. Não sei se porque estavamos com a camiseta do Brasil e com uma cara de turistas, todos foram muito atenciosos conosco, ensinavam os caminhos sempre muito alegres e com muita paciencia...

Pegamos o voo pra Montreal as 14hs, chegamos bem porém um pouco cansados (ou melhor exaustos), e graças aos nossos
grandes amigos Paulinha e Boto, já tinhamos um teto pra ficar (que grande ajuda nos deram)... O proprietário do nosso apartamento, estava nos aguardando na entrada para nos mostrar tudo, ele é um sujeito muito bacana e prestativo que nos recebeu muito bem e nos ajudou a subir ao último andar as nossas quatro pequenas malas.

Logo depois nossos vizinhos e amigos chegaram da aula de frances e nos receberam com um lanche...

No outro dia, como de prache de todo novo imigrante, fomos correr atras dos escritórios de imigração e de toda papelada. Pegamos o mapa (nossa salvação) e as indicações da Paulinha e do Boto e saimos sozinhos pelas ruas de Montréal. Começamos com a famosa "gafe" de pagar o metro e depois o ônibus, pois aqui existe uma conexão entre onibus e metro, mas nós, cruzinhos de Canadá, pagávamos a cada vez que entravamos em um onibus ou em um metro (heheheh, gastamos uma grana desnecessária) mas aos poucos fomos conhecendo, e hoje já adquirimos o ticket semanal, e no próximo mes pegaremos o mensal, paga-se um valor x pelos mesmos e anda-se ilimitadamente tanto em onibus quanto em metro...

Nossa primeira parada foi a estação de metro Berri-UQAM, é um ponto de convergência da maioria das linhas de metro de Montréal. Estou lá meio perdida tentando achar o caminho, quando de repente olho pro lado e vejo o Marcelo conversando com alguem, voces acreditam que até aqui ele encontrou um conhecido?! (rsrsrs) Um ex-colega de trabalho da Ci&T em Campinas. Trocaram e-mails e no outro dia já nos escreveu informando um encontro de brasileiros que tem quase todo fim se semana, os homens vão jogar bola, e as mulheres pegar um solzinho, que por sinal esta MUUUITO forte e só vai embora as 21hs. Chegamos ao bureau da imigração que fica na própria estação e estava fechado para almoço. Enquanto esperavamos o escritório abrir, fomos dar uma volta nas ruas próximas. Como é tudo diferente!! Tinha um parque bem de frente, onde as pessoas aproveitavam o verão, algumas estavam sentadas com livros nas mãos. Fomos a um Dolarama, uma loja onde tudo custa 1 dolar...

Voltando ao bureau, fomos recebidos por uma conselheira muito simpática,que realizou o "randez-vous" ali mesmo, então não precisariamos mais ir ao de quinta feira que havia sido marcado no aeroporto no momento de nossa chegada. Ela passou todos os passos, entre eles (os mais importantes), os lugares onde deveriamos fazer o "NAS", "Assurance Maladie" e como proceder para dar entrada na nossa francização, que foram nossas próximas providêncas.

Na hora do almoço, como ainda não quisemos arriscar a comer a comida Canadense, almoçamos uma pizza. Quando chegamos a noite fomos ao "Marché" (mercado) e encontramos de tudo para fazer uma bela jantinha como se estivessemos no Brasil, com um delicioso bife e verduras...

No outro dia, acordamos cedo e fomos resolver algumas coisinhas basicas de banco e, conforme dica dos nossos amigo, fomos a parte Norte de Montréal, onde existe um pequenho centro comercial que tem
várias lojas (Zellers, WalMart, Canadian Tire, Dolarama, etc), onde encontramos de tudo pra montar nossa casa (coisas de cozinha e limpeza). Passamos o dia nas compras, e já estávamos de olho nas "magrelas" (nossas bicicletas), pois afinal serão, por enquanto, nossos veículos...

Na sexta feira, foi uma aventura e tanto...
De manhã fomos aos dois escritorios que faltavam para fazer o NAS e Assurance Maladie e por ultimo voltamos ao escritorio de imigração na estação Beri UQAM, pra entregar o nosso envelope solicitando o curso de francização. Agora é so aguardar o contato deles para saber quando será a nossa entrevista de nível... Pelo que temos escutado, a proxima turma de francização começa só em agosto, o jeito é ir se virando com nosso frances mesmo, até começarem as aulas.

A tarde depois de tudo resolvido, decidimos ir a uma loja do Canadian Tier que fica na rua Sherbrook próximo à estação Prefontaine (que por sinal é muuuuito longe de casa) para ver as bicicletas. Antes disso, quando descemos do metro, o Marcelo observou uma placa que dizia os horários que poderiamos circular de bike no metro, estava da 15 às 19, como eram 16hs decidimo comprar as bickes e voltar de metro. Decemos toda aquela escadaria com as benditas e quando fomos passar pela catraca, o funcionário disse que aquele horário que haviamos olhado era o proibido e não o permitido... resumindo: tivemos que voltar pedalando... pessoal, não sei a distancia, mas pra mim passou de uns 5km

nooooooossa como é longe... (kkkkkkkkk). Pra quem conhece Montreal, estávamos no extemo oeste, porém moramos no extremo leste, quase em Laval... Ninguém merece...

No outro dia, nossos amigos vizinhos, vieram nos convidar para conhecer um mercado "estilo uma feira" próximo a estação Jean Talon, onde encontra-se verduras e frutas fresquinhas, açougue e casas de queijo (por sinal o preço do queijo muzzarela neste local foi o mais barato que encontramos, o que não deixa de ser caro). A tarde fomos aproveitar nossas mais novas aquisições e passear nos parques próximo de casa, por sinal a gente mora duas ruas acima do rio Prairies, gente que coisa mais linda, os parques são maravilhosos, tudo é tão verdinho, não dá pra imaginar de forma nenhuma que isso aqui passa 6 meses debaixo de neve, e no outro verão tudo renasce tão perfeito e tão lindo... Só vendo pra crer mesmo... Vimos algumas pessoas também aproveitando o verão, uns andando de kaiak, jet sky e até lancha no rio... É muito bom ver a alegria das pessoas principalmente das crianças brincando e correndo pelos parques, aquelas coisas de filme sabem??!!

Só no domingo, conseguimos fazer nosso primeiro passeio turístimo. Fomos ao Vieux Montréal. Não temos muito o que falar, as fotos (que vamos publicar) expressam tudo, toda a beleza e grandeza do lugar, é muuuuito diferente do que estamos acostumados.
Vale um parentese à Basilica de Notre Dame, que lugar encantador, não me lembro de algo tão lindo, é muito emocionante.

No final da próxima semana vamos tentar atualizar com novidades...

Bjos grande a todos os amigos e familiares amooooo muito vocês!!!!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Enfim Montreal!!!

Chegamos em Montreal!!! Depois de uma semana de festas em Goiânia nos despedindo de amigos e parentes, consegui perder dois vôos de goiania-sao paulo, um dia antes de nossa partida para o Canadá (coisa de artista :). Saimos nessa segunda dia 09, chegando no dia 10.

O vôo foi bem tranquilo, saindo de Guarulhos às 21:45 chegamos em Toronto às 07:10 com o tempo bastante nublado e com uma chuva fina. Após o pouso, tivemos que ficar cerca de 20 minutos dentro do avião, pois segundo o comandante, teve uma forte chuva com trovoadas e os funcionários da pista não estavam trabalhando por medida de segurança (não entendi). Tirando isso, confesso que foi marcante, ainda no ar, ver somente a CN Tower imponente acima das nuvens que cobriam a cidade.

Nunca haviamos viajado em uma avião desse porte, então achei bem bacana o fato de cada poltrona ter seu display touch-screen, com opções de filmes, músicas, "jogos", notícias e uma opção onde temos as informações do vôo, como velocidade, altitude, tempo de vôo e hora prevista pra chegada, além de mapas com a localização da aeronave ao longo do percurso, com as cidades próximas. :)

Optamos ao comprar a passagem para Montreal, pela conexão às 14:00, pois assim teríamos tempo de conhecer a CN Tower em Toronto. Como muitos, ficamos impressionados com a altura e com a beleza da paisagem que nos proporciona. O centro da cidade também é show (pelo menos pra nós debutantes). O sistema de transpote no Canadá ajuda muito, então foi fácil chegar à torre sem precisar de taxi.




Centro de Toronto visto da torre.

Chegando em Montreal já exausto, fomos procurar o balcão do MICC que fala no guia "Apprendre le Quebec". Não exisita (pelo menos naquele momento). Então depois de muito perguntar, descobrimos que tem um telefone preto onde tem um cartaz em cima pregado com os ramais aos quais deveríamos discar para falar com o "MICC". O ramal é o G. Discado, conversamos com o funcionário que veio nos receber para marcar o "randez-vous" e nos dar agluns alguns folhetos informativos, entre eles, um mapa de Montreal que acreditem, é TUUUDÓOOO!!! Sem ele não temos vida aqui. Tem tudo que se precisa saber pra rodar aqui, seja de carro, ônibus, metrô, bicicleta ou a pé.

Pegamos um taxi maior por causa das malas e soubemos que havia tido uma chuva muito forte na cidade o que acasionou alguns acidentes e algumas interdições em algumas pistas, o que deixou o trânsito um pouco complicado.